Capa

Capa
» » » Passo a passo: como fazer a inscrição no Sisu

EDUCAÇÃO   

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem   

Os estudantes podem mudar suas opções de curso até o final do período de inscrições, às 23h59 do dia 10 de janeiro   


por Portal EBC publicado 06/01/2014 09:07
Começaram nesta segunda-feira (6) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado a estudantes que querem conquistar uma vaga de ensino superior em instituições públicas. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, até apróxma sexta-feira (10/1), e podem participar da seleção candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tiveram nota zero na redação.

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los no site do exame. Não é preciso ter as notas anotadas no momento da inscrição porque o Sisu as recupera automaticamente. Logo após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. Você deve fazer uma inscrição por vez.


Ao iniciar a inscrição da primeira opção, é possível localizar o seu curso buscando pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município.

O sistema oferece uma busca em que é possível selecionar os cursos por área, graus e turnos, além de oferecer para consulta a lista completa de instituições e seus cursos:


Ao clicar no curso desejado, o estudante candidato é apresentado à quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas, a depender de cada instituição. O sistema calcula a nota do estudante de acordo com os pesos e o estudante já pode saber qual sua pontuação caso queira se candidatar àquele curso.


Ao escolher o curso, o estudante verá uma nova tela, onde deverá escolher a modalidade de vagas na qual se inscreverá:


Depois do curso escolhido, uma tela de confirmação é mostrada ao candidato, com as informações sobre o curso, universidade e modalidade que foram selecionados. Logo abaixo, o estudante tem acesso às informações sobre a documentação que será necessária para a matrícula na instituição, caso ele fique posicionado entre as vagas disponíveis. As matrículas para os aprovados em primeira chamada do Sisu serão realizadas de 17 a 21 de janeiro.


Após confirmar a inscrição, o sistema mostra uma tela de agradecimento. Pronto! Você está inscrito para a primeira opção. Para se candidatar a uma segunda opção de curso, basta seguir o mesmo procedimento, clicando na área específica para tal.


Os resultados parciais do Sisu serão apresentados diariamente, ao longo desta semana. A previsão, de acordo com o MEC, é que a primeira divulgação ocorra às 2h desta terça-feira (07/01). Os estudantes podem mudar suas opções de curso até o final do período de inscrições, às 23h59 do dia 10 de janeiro.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga