Capa

Capa
» » » Arapongas inicia os trabalhos de implantação do Projeto Cidade Digital.


CIDADE DIGITAL   

O SINAL TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL, POR EXEMPLO, EM TORNO DE ALGUMAS UNIDADES DE SAÚDE E ESCOLAS CONFORME A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DESTES PRÉDIOS.


Blog, em 10/05/2014  
com  P.M.A.  

A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Tecnologia de Informação, continua os trabalhos para a implantação do projeto Cidade Digital. A nova infraestrutura conectará todos os órgãos da administração municipal, favorecendo a informatização de seus setores e possibilitando melhorias nos serviços prestados, integração de sistemas e ainda a distribuição de sinal wifi para acesso gratuito à internet em locais públicos.

O projeto Cidade Digital exige muito planejamento, mesmo após o processo licitatório, pois antes do início da efetiva implantação diversas atividades burocráticas devem ser desenvolvidas, como por exemplo, a tramitação dos processos de autorização de uso dos postes da COPEL para o cabeamento de fibra óptica e ainda a autorização da ANATEL para a utilização dos links de rádio e distribuição de sinal wifi.

Após a assinatura do contrato, as empresas iniciaram estes trabalhos administrativos, prévios à implantação do projeto, assim como reuniões técnicas com a equipe de TI da Prefeitura, a fim de estabelecer o plano de trabalho.

Além da interligação de todos os setores da administração pública municipal, o projeto prevê acesso gratuito à internet, através de sinal wifi em locais públicos, como parques e praças. O sinal também estará disponível, por exemplo, em torno de algumas unidades de saúde e escolas conforme a distribuição geográfica destes prédios.

Para o diretor da DTI, Vagner Mantovani, o grande beneficio do projeto será a integração de todas as áreas da administração pública municipal e o favorecimento da inclusão digital através da disponibilização de acesso gratuito à internet. “O projeto interligará todas as secretarias e departamentos, favorecerá a inclusão digital e ainda proporcionará novos projetos onde a Prefeitura poderá melhorar, ao longo do tempo, a prestação de seus serviços”, destacou.
 


O Prefeito Antonio José Beffa, parabeniza a DTI pelo desenvolvimento do projeto e fala sobre a importância da Rede Cidade Digital. “Há muito empenho da equipe para colocar em prática toda tecnologia e complexidade que o projeto exige, estamos caminhando juntos ao desenvolvimento de técnicas que irão somar à nossa administração para melhorias dos serviços prestados a população, sendo um deles a inclusão digital”, destacou o prefeito.

No último dia 30, o novo portal de Arapongas foi lançado com design estruturado para melhorar o acesso aos serviços existentes e facilitar a inclusão de novos serviços que serão facilitados a partir da implantação do projeto Cidade Digital. “O novo portal foi desenvolvido com tecnologia que proporciona o acesso adequado através de telefones celulares e tablets, além de acessibilidade para deficientes visuais”, enfatiza o diretor.

Segundo Mantovani, o projeto Cidade Digital é um marco para o município em termos de infraestrutura e possibilidades futuras, e certamente colocará Arapongas na lista das verdadeiras cidades digitais do país.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga