Capa

Capa
» » » Instalada nova Paróquia no Corina Pugliese

IGREJA


  PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

Trata-se da 64ª paróquia da diocese e a décima criada no município. Ela tem sua sede na Rua Picapauzinho Dourado nº 33 – Bairro Corina Pugliese.


Bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori com o Padre Vanderlei dos Santos Amorim. 

Blog, em 14/05/2014
Por S.A.A.
Com a presença do Bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, além de párocos da cidade de Arapongas, Lunardelli e região, foi celebrada na noite de terça-feira (13) a missa que entregou mais uma paróquia para o município. Em clima festivo, um grande número de fiéis foram até a igreja de Nossa Senhora de Fátima para celebrar. Trata-se da 64ª paróquia da diocese e a décima criada no município. Sua sede é na Rua Picapauzinho Dourado nº 33 – Bairro Corina Pugliese, cujo território desta nova Paróquia engloba os Bairros Petrópolis, Corina Pugliese, Interlagos e Araucária e extensão dos Bairros Perobas III e IV e os Bairros Rurais Santa Luzia, Água da Taiuva e São Marcos. 
A missa durou cerca de três horas e foi celebrada pelo Bispo Dom Celso Antônio Marchiori, que comentou sobre a criação da nova paróquia: “A paróquia deve ser querida pelo povo, para que participe como componente dessa paróquia”, disse. 
Além do celebrante, Bispo Dom Celso Antônio Marchiori, estiveram presentes autoridades civis, políticas e eclesiais; visitantes das Paróquias de Arapongas, distrito de Aricanduva, Apucarana, Pitangueiras, Sabáudia e Santuário de Santa Rita de Cássia da Cidade de Lunardelli. 
A Celebração - Feitos os Ritos Iniciais da celebração e a entrada da imagem da padroeira realizou-se a leitura do Decreto da Posse do Pároco e entrega da chave da igreja, efetuada pelo Bispo. Com a Aclamação ao Evangelho, o novo Pároco recebeu o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção, do qual foste constituído mensageiro. Neste momento o novo Pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue. 
Diante do povo entregue aos teus cuidados, Padre Vanderlei dos Santos Amorim, renovou o propósito que prometeste na ordenação, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, com dignidade e sabedoria para desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinado a fé católica, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo. 
Em seguida, das mãos do Bispo o novo Pároco recebeu diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão: Bastistério (Jarro com Água Batismal), Confessionário (Estola Roxa) e as Chaves do Sacrário. “Lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte do todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se contempla a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia”, disse Dom Celso. 
Conforme determinada a disciplina da Igreja, os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da igreja devem emitir a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. É isso que fez o Pe. Vanderlei dos Santos Amorim, antes de iniciar seus trabalhos como pároco, que juntamente com a assembleia proferiu a Profissão de Fé. Na sequência, o Padre Vanderlei fez o Juramento de Fidelidade, assumindo o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 
Pároco escolhido - Para comandar os destinos da nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Arapongas, o escolhido foi o Padre Vanderlei dos Santos Amorim, nascido em 21/03/1979, na cidade de Lunardelli. Filho de Juraci Amorim e Maria Aparecida dos Santos Amorim, foi ordenado sacerdote em 28/07/2007 pela imposição das mãos de Dom Frei Luiz Vincenzo Bernetti, no Santuário Santa Rita de Cássia em Lunardelli. Recém-ordenado foi designado vigário em Iguaraçu – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, depois foi para Munhoz de Mello – Paróquia São Sebastião; Corumbiara – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e por último em Lunardelli, no Santuário Santa Rita de Cássia, ao lado do Padre Célio. Em 28/04/2014 é nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Arapongas, onde foi acolhido, na noite de terça-feira (14), Pároco da Comunidade.  
1997 - Nos meados do ano de 1997 nasce a Diaconia Nossa Senhora de Fátima no Conj. Habitacional Corina Pugliese com aproximadamente 500 famílias, tendo como Pároco na época o Pe. Antônio José Beffa, ficando responsável pela Diaconia o Diácono Orlando Piveta. As celebrações e Missas eram realizadas nas residências e na creche e a catequese era feita nas casas. 
Com o aumento população na região as Missas passaram a ser celebradas no CCI – Centro de Convivência do Idoso Tia Sú. Com o esforço do Pároco, do Diácono e de toda Comunidade, em 2008 começa a construção do salão Diaconal. A Primeira missa é celebrada em 13/05/2009, no salão Diaconal, da qual a Diaconia recebe o título de Comunidade. 
Hoje a Comunidade encontra-se numa área territorial com mais ou menos 15.000 habitantes, dividida em 13 Diaconias, com 20 Pastorais, Movimentos e Serviços. Atualmente conta com 400 crianças na Pastoral da Catequese; atende 60 famílias na Pastoral da Promoção Humana e diversos serviços que une a Igreja com a comunidade. Tem como Padroeira a Virgem Maria que se apresentou em 13/05/1917 à três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco, na cidade de Fátima em Portugal.  
De acordo com o processo de instalação, a partir de agora, a igreja sede da paróquia recém-criada, denomina-se Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com sede na Rua Picapauzinho Dourado nº 33 – Bairro Carina Pugliese – 86709-590 Arapongas – Pr.

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – ARAPONGAS-PR. 
Aos que este Decreto virem paz e Benção em Nosso Senhor Jesus Cristo 
Pelo presente Decreto, no uso das faculdades concedidas peio Código de Direito Canônico, consultado o Conselho Presbiterial e com prévio consentimento do Revrno. Pároco da Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas(Pr), Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com sede na Rua Picapauzinho Dourado nº 33 – Bairro Carina Pugliese – 86709-590 Arapongas – Pr, que por este Decreto erigimos, de acordo com a Cânone 515.  
O território desta nova Paróquia engloba os Bairros Petrópolis, Corina Pugliese, Interlagos e Araucária e extensão dos Bairros Perobas III e IV e os Bairros Rurais Santa Luzia e Água da Taiuva e São Marcos. O ponto inicial é o trevo de acesso à cidade de Arapongas, na PR 444, subindo peia Rua Tangará, seguindo a direita pela Rua Dançarino Escarlate até o Posto de Saúde 18 hrs – Luiz Beffa, subindo pela Rua Pato Mergulhador até a Escola Papa São João Paulo II, virando a direita pela Rua Garrincha do Mato Grosso, subindo a esquerda pela Rua Juriti Safira, descendo a direita pela Rua Pomba da Asa Branca, subindo a esquerda pela Rua Japu Marrom, até encontrar o Córrego Tabapuã, descendo a direita até o Córrego Aymoré, descendo a direita pelo Ribeirão Campinho até as margens com o Rio Pirapó, descendo a direita pelo Rio Pirapó ate a Ponte da PR 444, subindo a direita pela PR 444 até o trevo de acesso à Cidade de Arapongas, ponto de origem do Território da nova Paróquia. Todos os Bairros pertencentes a este Território e futuros, serão parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que faz divisa com as Paróquias Santíssima Trindade e Nossa Senhora Aparecida, ambas de Arapongas, Santo Antônio de Pádua do Distrito III, de Pirapó e São Pedro do Distrito de Caixa de São Pedro (Apucarana-PR). 
Observemos diligentemente na nova Paróquia as prescrições do Código de Direito Canônico descritos nos Cânones 528 §1 e 2, 530 §1, 534 § 1, 535 e seus respectivos parágrafos, 536 §1 e 2 e 537.  
Mandamos que este Decreto seja lido ao povo reunido na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e inteiramente transcrito no livro de Criação da Paróquia em nossa Cúria Diocesana e também no livro Tombo da respectiva Paróquia.  
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, sob o Seio e Sinal de Nossas Armas, os 13 de maio de 2014. 


E eu, Pe. João Ozório de Oliveira, Chanceler do Bispado a subscrevi. 
Dom Celso Antônio Marchiori (Bispo Diocesano)


GALERIA DE FOTOS. 














































































«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga