Capa

Capa
» » Resgate Histórico: "Lita: sua luta é sua VIDA!"

REVISTA DA CIDADE


"O VALOR MAIOR É A ORAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE SE AMA"


Com Naici Vasconcelos
Escritora e Historiadora. 
Blog, em 12/052014
Revista da Cidade
Maio/2014

Nesta edição da Revista que ao longo de 50 anos tem registrado a história de Arapongas, reservamos esta página para registrarmos um pouco mais da trajetória profissional do ilustre vereador Evangelista Pereira da Silva, carinhosamente conhecido por Lita.
  • O amor de todos é uma riqueza que faz questão de guardar e aumentar através de seus gestos e ações no cofre do coração.
Desde moleque, aos 7 anos, vendia de tudo um pouco na rua para ajudar os pais a manter a numerosa família. Todos os dias com o embornal (sacola) a tiracolo onde carregava as “quentinhas” (marmitas), levava o almoço para as irmãs que trabalhavam em tradicionais indústrias de móveis do nosso famoso parque industrial.  
Uma de suas professoras preferidas, emocionada lembra que o pequeno Lita brincava com os amiguinhos no Grupo Escolar Antônio Racanelo Sampaio, na Vila Araponguinha, onde passou grande parte de sua infância. Inclusive, não esquece do pequeno verso que sempre declamava para alegrar o dia: “Lá em cima daquele morro passa boi passa boiada, passa um velho de barba branca e cueca remendada” (risos). 
Brincadeiras assim eram a diversão de Lita que começou a trabalhar muito cedo, conquistando a todos com seu sorriso de garoto maroto. O estudo ficou limitado. Na época, era mais importante trabalhar. Hoje LITA é acadêmico e seu prazer em “devorar” livros é outra fonte de cultura que tem, desta forma, conquistou a riqueza do vocabulário entendida por todas as classes sociais.  
Em 1986, “queimava pneu” com sua Monareta roxa, trabalhando como office boy para um dos mais tradicionais escritórios de contabilidade de nossa cidade. A bicicleta era maior que ele, que era magrinho e pequeno, mas a admiração dos ex patrões sempre foi um incentivo para “crescer”.  
Início da década de 90, com um dos irmãos começou a fabricação de botas, no fundo do quintal, aliás registrando que muitos dos nossos empresários começaram seus negócios em fabriquetas de fundo de quintal e hoje respondem pelo que transformou Arapongas, lembra Lita, citando o nome de importantes pessoas em que se espelhou.  
Durante 7 anos, o seu ganha pão foi o ramo de calçados, trabalhando de manhã, tarde e até altas horas da noite, tendo atuado ainda em duas outras empresas do ramo. 
No Rádio, começou na tradicional Rádio Cultura, das 16:00 às 16:30 horas, iniciado em 2003 e por quase 4 anos, evangelizando. O povo pediu e ele foi para a televisão. 
O vereador mais votado de Arapongas na última eleição, além do trabalho que desenvolve como agente político, preocupado com o bem-estar social do Município, ainda dedica parte de suas tardes para evangelizar no programa que apresenta na TV Antares de segunda a sexta-feira das 17:30 às 18:30.  
Durante oito anos levando ao ar oração e transformando pessoas que precisam de Deus e nossa Mãe Maria, palavras certas inspiram confiança, simplicidade e carinho. O povo araponguense reza com Lita, na expressiva participação da Comunidade Santa Cruz, obtendo o respeito não só dos católicos mas também de vários amigos evangélicos e de outras religiões.  
O amor de todos é uma riqueza que faz questão de guardar e aumentar através de seus gestos e ações no cofre do coração. Nunca conseguiu juntar bens materiais, mesmo com tantas atividades, considera valor maior a oração para as pessoas que se ama, sempre dedilhando o terço.  
Na posição de vereador, na medida do possível, ajudou várias vezes financeiramente pessoas com problemas de saúde como aconteceu com algumas idosas que já se foram e crianças em recuperação. É seu dever como ser humano, já que hoje a condição lhe permite a caridade, inclusive ajudando pessoas que ao longo de sua vida também o ajudaram, parte do salário que considera volumoso emprega em algumas entidades de Arapongas. As visitas aos doentes são como bálsamo consolador, sempre levando seu bonito sorriso espontâneo, sua grande marca.  
Com toda a pesquisa que fizemos resta-nos agradecer a Deus por ter encaminhado esse ser humano em Arapongas, afinal, são pessoas como ele que nós precisamos, politicamente falando. 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga