Capa

Capa
» » » » » Sai calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep

PIS/PASEP

Blog em 24/06/14 - Com Agência Brasil /Consultar o PIS 2014

Os correntistas da Caixa terão uma vantagem. O benefício será depositado na conta-corrente em 15 de julho (para os nascidos em julho, agosto e setembro), 14 de agosto (nascidos em outubro, novembro e dezembro), 16 de setembro (nascidos em janeiro, fevereiro e março) e 14 de outubro (nascidos em abril, maio e junho). Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários-mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho, com o pagamento do abono anual do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

O valor é um salário-mínimo (atualmente em R$ 724), pago uma vez ao ano. Têm direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no PIS-Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham recebido, em média, até dois salários-mínimos nos meses trabalhados.

O abono pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal. O trabalhador deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS-Pasep.

Quem tiver o Cartão Cidadão com senha cadastrada também pode fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
O dinheiro deve ser sacado, no máximo, até 30 de junho do ano que vem. Quem não retirar o pagamento perde o benefício.

Para quem é cliente da Caixa, o valor será depositado diretamente na conta-corrente nas seguintes datas: 15 de julho (para os nascidos em julho, agosto e setembro), 14 de agosto (para nascidos em outubro, novembro e dezembro), 16 de setembro (nascidos em janeiro, fevereiro e março) e 14 de outubro (nascidos em abril, maio e junho). O calendário de pagamento do benefício foi publicado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União.

Quem Tem Direito Ao Pagamento Do PIS 2014/2015
Para ter direito ao pagamento do PIS, o trabalhador deve:
Estar cadastrado no PIS há, pelo menos, cinco anos, ou seja, até 2009.
Ter recebido remuneração média mensal de até 2 salários-mínimos em 2013, ou seja, R$ 1.356,00.

Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base (2013)
A empresa deve ter enviado a RAIS 2013 para Ministério do Trabalho com as informações corretas. O Pagamento do PIS começará a ser feito a partir de agosto, terminando em junho de 2015, quem tem conta na Caixa recebe em julho, independente de calendário de pagamento e é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Quem Não Tem Direito Ao PIS
Nem todo mundo tem direito ao abono salarial do PIS, veja abaixo as categorias de trabalhadores relacionadas a seguir não fazem parte do programa do Abono Salarial:
a) Trabalhador urbano vinculado a empregador Pessoa Física;
b) Trabalhador rural vinculado a empregador Pessoa Física;
c) Diretor sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
d) Empregado doméstico;
e) Menores aprendizes.
Como Consultar PIS Pela Internet
Tenha em mãos o número do PIS.
Acesse o site da Caixa neste link:



Preencha os campos necessários com o número do PIS/PASEP ou NIT, a senha e o código de verificação e depois clique em OK. Assim será possível saber se tem saldo disponível do PIS.

O NIT é um código de identificação fornecido pela Previdência Social, para aquele cidadão que não possui inscrição no PIS ou no PASEP. O número do PIS/PASEP poderá ser localizado em seu cartão do PIS/PASEP, em anotações efetuadas em sua CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social ou no seu Cartão do Cidadão.

Digite apenas números. Caso não tenha uma senha será necessário cadastrá-la, mas é fácil, basta informar novamente o número do PIS/PASEP e clicar em cadastrar senha. Agora estará apto a consultar PIS pela internet.

Mas se não tiver acesso à internet poderá consultar o PIS pelo telefone através do serviço Caixa Cidadão no número 0800 726 0207 Para atendimento referente ao PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira de 8 h às 22 h e aos sábados de 10 h as 16 h, aceitando chamadas originadas de telefones fixos e móveis. O serviço de consulta eletrônica está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como Receber PIS 2014
O PIS 2014 é pago conforme calendário de pagamento pela data de nascimento do trabalhador. O Trabalhador pode também consultar o PIS pela internet para saber se tem direito ao abono.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0207. O serviço funciona de segunda a sexta-feira de 8 h às 22 h e aos sábados de 10 h as 16 h. Sempre tenha em mão o número do PIS para fazer uma consulta, tanto pelo telefone como pela internet.

Rendimento PIS/PASEP
Muitos trabalhadores não sabem que tem direito ao rendimento do PIS, que é diferente do abono do PIS. Vamos ao longo do artigo falar sobre a data de pagamento e quem tem rendimento ao PIS/PASEP. Todo trabalhador cadastrado no fundo PIS/PASEP até 04/10/88, que ainda não sacou o saldo de quotas na conta individual de participação, tem direito aos rendimentos do PIS. São os juros de 3% a.a. mais o Resultado Líquido Adicional-RLA (% variável), calculados sobre o saldo atualizado das quotas existentes na conta do trabalhador.

Os rendimentos disponibilizados podem ser sacados de acordo com o calendário de pagamento, ou seja, entre 13 de agosto de 2013 até 30 de junho de 2014. Caso não haja saque, o valor será incorporado ao saldo de quotas e renderá juros e demais acréscimos previstos em lei. Os rendimentos poderão ser sacados nas agências da Caixa para beneficiários do PIS e nas agências do Banco do Brasil os beneficiários do PASEP.

Como Utilizar O Cartão Cidadão Para Sacar O PIS 2014/2015
Todo trabalhador cadastrado no PIS tem direito ao Cartão Cidadão, porém muitos desconhecem este direito e não sabem como fazer para ter o cartão cidadão. O Cartão Cidadão vem com o número do PIS impresso nele.

Confira o Calendário de Pagamento do Abono Salarial
  1. Aniversário em julho: Pagamento do benefício no dia 15 de julho
  2. Aniversário em agosto: Pagamento do benefício no dia 22 de julho
  3. Aniversário em setembro: Pagamento do benefício no dia 31 de julho
  4. Aniversário em outubro: Pagamento do benefício no dia 14 de agosto
  5. Aniversário em novembro: Pagamento do benefício no dia 21 de agosto
  6. Aniversário em dezembro: Pagamento do benefício no dia 28 de agosto
  7. Aniversário em janeiro: Pagamento do benefício no dia 16 de setembro
  8. Aniversário em fevereiro: Pagamento do benefício no dia 23 de setembro
  9. Aniversário em março: Pagamento do benefício no dia 30 de setembro
  10. Aniversário em abril: Pagamento do benefício no dia 14 de outubro
  11. Aniversário em maio: Pagamento do benefício no dia 21 de outubro
  12. Aniversário em junho: Pagamento do benefício no dia 31 de outubro

Data De Pagamento PIS 2014 Para Quem Tem Conta Na Caixa
Os trabalhadores que tem conta na Caixa recebem o pagamento do abono salarial do PIS 2014/2015 na segunda quinzena de julho. Mesmo que no calendário conste outra data, quem tem conta-corrente ou poupança recebe antecipadamente, mais uma vantagem para o trabalhador. Mas é bom saber que só recebe antes se o beneficiário for o único titular da conta e se os dados cadastrais estiverem iguais aos dados cadastrados no PIS.

*ATENÇÃO:
Conforme divulgado recentemente pelo CODEFAT, houve uma mudança nas regras para quem tem conta na CAIXA, leia o artigo abaixo e saiba quando vai receber seu pagamento.

Servidores Públicos Concursados Recebem No Banco Do Brasil
Para os servidores públicos concursados, o benefício pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O pagamento será feito nas seguintes datas: 15 de julho para os beneficiários com final de inscrição 0 e 1; 14 de agosto (finais 2 e 3); 16 de setembro (finais 4 e 5); e 14 de outubro (finais 6, 7, 8 e 9). Os clientes do banco terão o benefício depositado automaticamente.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga