Capa

Capa
» » » » Pichações em muros intrigam moradores em Arapongas

População suspeita que ladrões estejam marcando casas “fáceis de furtar”



Pichações misteriosas que tem marcado os muros de algumas casas no Jardim Planalto têm intrigado moradores do bairro de Arapongas. De uns tempos para cá, alguns sinais curiosos têm surgido e o receio é de que estes desenhos e símbolos possam ser códigos utilizados para a comunicação cifrada entre assaltantes. 

No mês passado, um morador do bairro, que preferiu ter sua identidade preservada, teve sua residência arrombada em um período do dia onde não havia moradores em casa. Só após o furto, que ele notou que o muro de sua casa estava pichado com símbolos cujo significado ainda é uma incógnita. Para ele, a pichação pode ser um código utilizado para identificar quais residências estão vazias em determinados períodos, facilitando a ação de ladrões e assaltantes. 

“Eu gostaria de saber o que são estes desenhos, para saber se é alguma demarcação ou só vandalismo. Na minha opinião, a pichação e o arrombamento podem ter sim alguma relação. Acredito que a demarcação seja para facilitar o roubo a residências”. 

De acordo com o morador, a desconfiança de que poderia haver uma relação entre os sinais pichados e o furto veio a partir de conversas com vizinhos. “Conversando com os moradores aqui do bairro e lendo alguns materiais na internet, descobri que a prática de demarcar casas para auxiliar a ação de bandidos é comum em grandes centros. Por isso acredito que possa haver algo em nosso município também”, comenta ele, que reforçou a segurança do seu imóvel com grades. 

Os sinais se parecem com três pontos em uma parte do muro e um outro ponto isolado na outra extremidade. Embora o morador desconfie de uma relação entre o arrombamento e a pichação, a marca ainda não foi apagada. Um vizinho da vítima que teve a casa pichada, que também não quis se identificar, desconfia da demarcação. “É curioso, né? Se fosse depredação eles iam fazer algo maior, escrever alguma coisa. Esses pontinhos aí, em lugares diferentes do muro, justo na casa que foi arrombada, é curioso. Acho que é uma comunicação entre eles”, opina. Segundo eles, por via das dúvidas, em outras casas do bairro, sinais semelhantes foram cobertos por tinta. 

A Polícia Militar de Arapongas afirmou não ter informações ou denúncias relacionando casos arrombamentos e marcações feitas por pichações nas casas da região. A PM afirma, inclusive, que na região do Conjunto Palmares, a incidência de arrombamentos e furtos é pequena se comparada a outras regiões da cidade.

 Blog em 23/09/2014
- Matéria original em :
© 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga