Capa

Capa
» » » » Secretário de Saúde fala sobre 'polêmicas' envolvendo a UPA

Foto arquivo
Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário municipal de saúde, Luiz Otávio Davanso, concedeu uma entrevista coletiva, com o intuito de esclarecer em relação a algumas "polêmicas" relacionadas a sua pasta.

Entre outros assuntos, ao ser questionado, o secretário falou sobre a paralisação de um grupo de médicos que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do município.

Paralisação - Davanso confirmou que se reuniu com um grupo de médicos na noite da última terça-feira (28), onde os profissionais colocaram em pauta uma série de reivindicações, e alguns deles optaram por paralisarem seus plantões, até que essas fossem atendidas, porém, ele afirmou que a categoria está muito comprometida, e a maioria desses médicos, não deixaram de atender.

Em relação às reivindicações, o secretário contou que algumas delas já estão sendo atendidas, e outras levarão um pouco mais de tempo para serem implementadas, mas que tudo está sendo normalizado.

Demora no atendimento - Em relação a tal reclamação por parte da população, Davanso contou que existe uma escala baseada em ciclos, com horários onde as demandas são de 2, 3 e 4 médicos plantonistas, e que existem picos, onde o fluxo de pacientes é maior e tempo de espera acaba sendo prolongando.

Falta de habilitação da UPA - O secretário confirmou que a UPA de Arapongas ainda não está habilitada, mas em contrapartida, adiantou que já na próxima semana, estará em Brasilia, trabalhando nesse processo de habilitação.

Suposta falta de medicamentos - De acordo com Davanso, esse problema é sério e existe devido a um deficit registrado em todo o país, pelo fato de que os fornecedores desses medicamentos, não estão conseguindo atender a demanda. Com isso, esses medicamentos estariam em falta no mercado.

Reivindicação salarial - Em relação às reivindicações dos servidores municipais da saúde, que na última terça-feira (28), estiveram na Câmara municipal, solicitando apoio dos vereadores, o secretário concordou que a única forma de solucionar o problema e atender a essas reivindicações, seria implementando o Plano de Cargos e Salários, que segundo ele, está bastante adiantado, e em breve será colocado em prática.

Devolução de exames - Referente às supostas devoluções de exames, o secretário municipal concordou sempre existe um ou outro caso, mas que está trabalhando para solucionar esses problemas pontuais. Segundo ele, o que existe atualmente é uma readequação desse sistema de pedidos de exames, onde fica impossível não priorizar os casos mais urgentes. 

"Além desses problemas pontuais, existe também uma dificuldade em atender a demanda, por parte dos nossos parceiros, porém, estamos trabalhando diariamente para tentar equalizar todas essas situações.  A verdade é que o sistema de saúde tem suas fragilidades, porém, da melhor maneira possível, estamos juntos tentando buscar soluções", finalizou Davanso.

Fonte: diaadiaarapongas
31/10/2014

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga