Capa

Capa
» » » » ARAPONGAS | EMPLACAMENTOS | Arapongas tem queda de 21,8% em emplacamento de veívulos

Índice está acima da média estadual; Apucarana e Ivaiporã também registram recuo. 

Reprodução Jornal Tribuna do Norte Ed. 7.260 publicado 22/04/2015 
O Paraná registrou queda de 18,7% no emplacamento d.e veículos novos, entre janeiro e março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014 — de 81,826 para 66.481 veículos emplacados A análise dos dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) à Tribuna revela que as cidades do interior seguiram a tendência do Estado e  também do país, influenciada pelo fim da redução do imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI,  pelo Governo Federal. No primeiro trimestre de 2015, Arapongas lidera a queda com 21,8% menos emplacamentos que o mesmo período do ano passado, seguido por Apucarana, com 16,5%. Em Ivaiporã, o reflexo da crise foi menor e a redução foi de 10,9%. 
Em Apucarana, 526 veículos foram emplacados em 2015, sendo 338 carros, 82 caminhonetes e 67 motocicletas. De janeiro a março do ano passado, 104 veículos a mais foram emplacados, totalizando 630. A diferença foi ainda maior em Arapongas. O número de emplacamentos no município caiu de o para 543, ou seja, foram 152 veículos a menos que ganharam pacas novas. Em Ivaiporã, 130 veículos foram emplacados nesse primeiro trimestre, e 146 no mesmo período do ano interior. Os índices mais baixos de emplacamentos na maioria das cidades do Estado estão relacionados diretamente com o fim do reduzido, a crise econômica e as dificuldades na obtenção de crédito, de acordo com o diretor-geral do Detran Paraná e presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad. "A queda de emplacamentos segue a tendência nacional. Tivemos um período de alta nas vendas, mas o comércio diminuiu de forma considerável de 2013 para cá", explica. 
VENDAS
 Nas concessionárias da região, empresários do ramo concordam que o fim do IP' reduzido e a condição atual do  mercado foram as principais causas, mas têm expectativas de melhorias das vendas nos próximos meses. "Vemos que a última safra foi boa, o que reflete na economia e nas vendas do comércio. Porém, a alta nos preços dos veículos é inevitável, uma vez que as montadoras já estão passando o reajuste para as concessionárias'', afirma Amanda Boscardin, diretora financeira Chevrolet Apucarana. 
O gerente de vendas da Fiat Auto Arapongas, Gilberto Ruy acrescente que, depois da queda na venda de veículos de quase 30% no primeiro trimestre, o mercado vem reagindo aos poucos. “O alinhamento de preços das montadoras assustou os consumidores, mas ainda ternos mais de 200 carros em estoque com o preço antigo e também com o IPI reduzido para quem busca ofertas”, concluiu Barboza.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga