Capa

Capa
» » » » » » ARAPONGAS | QUALIFICAÇÃO | Matrix Indústria de Moveis qualifica funcionários com Curso básico de prevenção e combate a incêndio

26 funcionários foram selecionados para participar da qualificação.

De Assessoria Comunicação publicado 19/05/2015
Em várias situações do cotidiano, seja em casa, no ambiente de trabalho ou em lugares públicos podemos nos deparar com situações de perigo provocadas por acidentes. Por conta de algumas eventualidades, a empresa araponguense Matrix Indústria e Comercio de Moveis como outras instituições de outras naturezas precisam encontrar alternativas e estar preparadas para sanarem o problema de forma rápida e eficaz, evitando, assim, maiores danos.
Neste sentido, teve iniciativa o técnico em segurança do trabalho da empresa organizando na data do ultimo dia 18/05 do corrente mês o Curso básico de prevenção e combate a incêndio, assim qualificando seus funcionários para qualquer eventualidade que venha ocorrer. O curso aconteceu nas dependências da empresa, funcionou como uma atualização para funcionários que têm formação como brigadista contra princípios de incêndios ou que compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição. Com a qualificação destes colaboradores, a empresa passa a intensificar as suas medidas de segurança e, consequentemente, está ainda mais preparada para possíveis acidentes. 
De acordo com o instrutor do curso, Emerson Nunes, Técnico em Segurança do Trabalho no Sesi/Apucarana, o objetivo foi atualizar os conhecimentos destes funcionários por meio de conteúdos relacionados à prevenção e combate a incêndio.
Segundo Emerson, algumas empresas qualificam seus colaboradores por meio de cursos, para que estes profissionais estejam prevenidos e preparados para situações inesperadas, como por exemplo, um princípio de incêndio. Assim, em uma eventualidade desta natureza, os funcionários terão o domínio necessário para o uso correto de extintores dentre outros procedimentos.
“Com conhecimento e qualificação eles saberão proceder de uma maneira adequada, retirando as pessoas com segurança do local da situação de risco. Inclusive, poderão evitar o pânico no local”, complementa Emerson.
Ao todo, 26 funcionários foram selecionados para participar da qualificação. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas e o curso teve duração de quatro horas, participando de simulações envolvendo a utilização de fogo e extintores.
Éderson Nunes, que é Técnico em Segurança do Trabalho na empresa e instrutor auxiliar do curso de combate a incêndio, diz estar na reta final do curso de bombeiro civil, e que é um sonho ter em seu currículo o Curso de Formação de Bombeiro Civil, pois, irá ajudá-lo bastante em sua grade curricular. Diz ainda, ser muito importante adquirir novos conhecimentos e estar preparado para eventualidades do cotidiano. “Eu achei de grande importância ter participado desta qualificação. Em qualquer local podemos precisar fazer um procedimento de primeiros socorros, como em casa, no trabalho e ou até mesmo na rua”, pontua Ederson.
Igor Crema que no dia 1º de Junho assume a presidência no biênio 2015/2016 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) diz que a aquisição das noções repassadas pelo instrutor na qualificação foi muito produtiva. "Imprevistos do dia a dia podem ser mais facilmente solucionados devido o conhecimento adquirido ”, disse Igor.
O conhecimento adquirido no curso apresentou aos participantes que, a melhor maneira de se garantir que estão preparados, é estar sempre atualizados e atuando com prevenção, pois esta é a alma da segurança.
"Hoje se acontecer alguma situação relacionada a sinistro, sei como agir, sei analisar o principio de incêndio e quando este foge do nosso controle. Sei também que o primeiro passo é direcionar a questão para quem tem ampla experiência no assunto, portanto chamar o corpo de bombeiro imediatamente para que possa assumir o controle da situação", finalizou o presidente da CIPA. 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga