Capa

Capa
» » » » » » GREVE | INSS | Servidores do INSS entram em greve no PR

Atendimentos do INSS serão remarcados, garante ministério

Celso Felizardo - Folha de Londrina publicado 08/07/2015
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Paraná entraram em greve na manhã de ontem para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores se juntam a outros 14 estados em que os serviços começaram a ser paralisados no último sábado. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs), a paralisação deve atingir as 73 agências no Paraná. 
Além dos funcionários do INSS, funcionários de postos do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participam da mobilização. Segundo o diretor sindical Lincoln Ramos, das 14 agências da região de Londrina, dez já haviam aderido à greve e as quatro restantes estavam com assembleias marcadas para os próximos dias. Ramos orientou a população a utilizar o atendimento telefônico pelo 135. "Pelo telefone, o usuário pode tirar dúvidas de como proceder no processo ou remarcar datas de atendimento", aconselhou. Ele observou que o serviço pode sofrer com congestionamento nos primeiros dias de greve. 
Ramos explicou que a pauta de reivindicações foi dividida em dois blocos. O primeiro abrange a organização dos serviços, com pedido de realização de concurso público para reduzir a defasagem do quadro de funcionários, fim do assédio moral e repúdio às terceirizações. Já o segundo bloco trata da reivindicação de reajuste salarial de 27%, contra os 21,3% propostos pelo governo federal, a serem pagos de forma parceladas a partir do ano que vem até 2019. 
ADESÃO - Nas agências da capital e em Foz do Iguaçu (Oeste), apenas as perícias médicas foram mantidas. A região mais atingida pela greve é a de Cascavel (Oeste), onde todos os serviços foram paralisados. "Cada agência define as ações, mas a adesão foi muito boa no primeiro dia e, agora, creio que atinja quase que a totalidade das agências", previu o sindicalista. Segundo ele, além das questões da categoria, os itens da pauta devem beneficiar toda a população com a melhoria do atendimento. 
Além do Paraná, os trabalhadores também cruzaram os braços no Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) fez uma reunião com a presidência do INSS, na segunda-feira. 
A representante da presidência do INSS, Cinara Wagner Fredo, se comprometeu a agendar uma reunião entre os representantes da Fenasps e o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas.
Atendimentos remarcados - Os segurados com agendamento nas agências da Previdência Social (APS) e que não forem atendidos devido à greve dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, segundo nota divulgada na noite de ontem (7) pelo Ministério da Previdência. 
O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento. Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve em vários locais do país. Segundo o ministério, do total de 1.605 unidades 196 estão paralisadas, 273 funcionam parcialmente e no total, 1.294 servidores aderiram à greve, o que equivale a 3,98%. 
Em Londrina, as agências no Jardim Shangri-Lá e na rua Professor João Cândido estão fechadas. Somente as perícias agendadas estão sendo atendidas, conforme informou a gerência do órgão. A greve também afeta o atendimento em Cambé, Apucarana, Arapongas e algumas cidades do Norte Pioneiro. 
A nota diz ainda que INSS vai considerar a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, para evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados. A Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados. 
A pasta diz que mantém "as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos" e que têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária. 
Os trabalhadores entraram em greve por melhores condições de trabalho. Entre os motivos está também a reivindicação de reajuste salarial de 27,5%. A questão está sendo negociada com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga