Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | VACINAÇÃO | Arapongas imuniza 87% das crianças contra Poliomielite

A Campanha Nacional contra Poliomielite termina na próxima segunda-feira, 31, e a Secretaria de Saúde de Arapongas pede aos responsáveis que encaminhem as crianças de seis meses a cinco anos incompletos à Unidade Básica de Saúde mais próxima ainda nesta sexta-feira, 28, ou no dia 31, último dia da campanha. De acordo com os dados atualizados nesta sexta-feira, 28, até o dia 27 de agosto 5.698 crianças foram imunizadas no município, correspondendo a 87,23% da meta de 6.532 crianças.

A auxiliar de enfermagem do setor de epidemiologia, Izabel Cristina Predolin, destaca que dentre o público alvo, houve pouca procura das crianças de 1 ano, sendo o menor percentual da meta. “Dentro da faixa etária que deve receber a vacina contra a poliomielite, as crianças de 1 ano é o grupo que mais nos preocupa, pois 66,69% dessas crianças foram imunizadas. Por isso, pedimos a população que procurem as UBS’s o mais rápido possível para garantir a imunização de todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida”, explicou a auxiliar. 

As vacinas estão disponíveis nas UBS’s da Vila Araponguinha, Distrito de Aricanduva, Jardim Bandeirantes, Centro Social Urbano, Jardim São Bento, UBS São Vicente (Centro), Conjunto Tropical, Jaime de Lima, Águias, Centauro, 18 Horas do Conjunto Flamingos, Jardim Petrópolis e a UBS do Jardim Araucárias. 

O prefeito Padre Antônio José Beffa ressalta a importância dos pais levarem seus filhos à UBS mais próxima antes que a campanha termine. "É essencial que nossas crianças recebam a dose da vacina contra a paralisia infantil, fazemos um apelo a toda comunidade para que busquem o posto de saúde até a próxima segunda-feira, quando encerra a campanha", frisou o prefeito.

Poliomielite — A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

por Cida de Oliveira, da RBA publicado 25/08/2015

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga