Capa

Capa
» » » Arapongas conta agora com atendimento psicossocial no CAPS II “Abelardo de Araújo Moreira”.

O CAPS é um grande formador de recursos humanos para uma melhor visão da reforma psiquiátrica. 

por Blog publicado 22/05/2015
Nesta quinta-feira, 22, foi inaugurado oficialmente o Centro de Atenção Psicossocial de Arapongas, programa do Governo Federal viabilizado pela gestão do Prefeito Antônio José Beffa. 
O atendimento será feito por médicos psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e por profissionais de enfermagem. Autoridades e profissionais da saúde estiveram presentes na cerimônia de inauguração. 
O CAPS II prestará serviços de qualidade às pessoas com transtornos mentais, até então, a população não tinha acesso a esse atendimento na cidade. E para somar a esta conquista em nosso município, o prefeito Antônio José Beffa com secretário de Saúde Alcides Livrari Júnior, homenagearam o Dr. Abelardo de Araújo Moreira, médico atuante em todas as especialidades principalmente a psiquiatria, cujo nome foi dado a unidade de atendimento. 
A secretária de Cultura Lazer e Eventos, Édina Maria de Azevedo Kümmel, homenageou a família do Dr. Abelardo de Araújo Moreira. “É uma emoção muito grande prestar essa homenagem a um médico que contribuiu tanto para a saúde da nossa cidade. Mesmo em uma época em que recursos e tecnologias eram escassos o Dr. Abelardo não mediu esforços para atender a população e buscar melhorias para saúde, é um exemplo para os jovens médicos”, declarou a secretária. 
A Prefeitura Municipal, através do prefeito Padre Beffa entregou para a família do Dr. Abelardo de Araújo Moreira a placa de homenagem aos grandes e relevantes serviços prestados a população araponguense. Dr.ª Nitis Jacon de Araújo Moreira, esposa do homenageado, agradeceu muito emocionada. “Difícil controlar a fala é um momento de muita emoção, o Abelardo foi uma pessoa muito generosa, pessoas humildes tinham muito carisma por ele. Os anos se passaram e esta homenagem chegou no momento certo, agradeço ao prefeito Padre Beffa por nomear está unidade, que será um dos trabalhos mais importantes prestados a população, como CAPS Abelardo Araújo Moreira”, enfatizou. 
Segundo o secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, a preocupação com a falta de um CAPS na cidade foi uma das primeiras questões levantadas pela gestão. “A cidade de Arapongas tem capacidade e condições para fornecer atendimento às pessoas com transtornos mentais. Inicia hoje o tratamento da saúde mental na cidade, sabemos que é um embrião neste projeto tão amplo e peço que cada profissional envolvido seja um comandante do exército sempre disposto a ajudar”, destacou. O secretário apresentou a equipe que prestará atendimento na unidade e agradeceu a presença da comunidade.
Para o prefeito Padre Beffa a inauguração do CAPS II “Abelardo de Araújo Moreira”, é o pagamento de uma dívida de 22 anos com a população de Arapongas. “A força e vontade da equipe fornece hoje um atendimento que deveria estar em funcionamento há muito tempo. A contribuição que esta unidade fará para a história da saúde mental em nossa cidade será muito grande, este instrumento de serviço é espetacular”, salientou. O prefeito parabenizou o secretário de Saúde e destacou o bom desempenho da secretaria em Arapongas. “Parabéns pela luta constante, espero que a saúde continue assim, buscando melhorias sempre, pois quem tem dor merece respeito, zelo e carinho”.
O prefeito Antônio José Beffa com o secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior e a Dr.ª Nitis Jacon de Araújo Moreira realizaram a abertura da fita para descerramento da placa do CAPS II, oficializando inauguração. 
Arapongas – Atenção à Saúde Mental e o atendimento aos portadores de transtorno mental. O acolhimento e o acompanhamento do portador de transtorno mental em um ambiente desinstitucionalizado, como preconiza o Ministério da Saúde, só tem a beneficiar o usuário e a família, já que este disponibilizará de uma atenção integral e estará inserido na sociedade e no ambiente familiar.
Com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida aos usuários, o município está implantando as RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), através das Equipes de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 
O CAPS é um grande formador de recursos humanos para uma melhor visão da reforma psiquiátrica. Com ele, o município quer que o modelo de aprisionamento seja substituído por um onde a família faz a diferença no cuidar em liberdade.
O QUE É CAPS? 
É um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). O CAPS é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses ou transtornos mentais devido à dependência de substâncias psicoativas. Ou seja, CAPS cuida de pessoas que sofrem de depressão grave, esquizofrenia (delírio, alucinações), ansiedade, etc. E que estão impossibilitadas de realizar seus projetos de vida, tendo em vista a reinserção social dos usuários através do acesso ao lazer, trabalho, exercício de direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Sendo assim, possibilita aos usuários o convívio social e o respeito de toda sociedade. 
COMO FUNCIONA ? 
Os CAPS de Arapongas prestam atendimento multidisciplinar aos portadores de transtornos mentais de nosso município, funcionando de segunda a sexta-feira das 7 h às 17 h. Para cada usuário é elaborado um projeto terapêutico individual (PTI), onde são estabelecidos objetivos terapêuticos e planejados das intervenções dos membros da equipe de assistência.
ÁREA DE ATENDIMENTO
♦ Atenção psicológica;
♦ Atendimento psiquiátrico;
♦ Atenção clínica;
♦ Assistência social;
♦ Cuidados gerais de enfermagem;
♦ Fisioterapia;
♦ Serviços de pedagogia;
♦ Trabalhos artísticos e artesanato.
O QUE O CAPS OFERECE:
♦ Acolhimento;
♦ Projeto terapêutico individual e em grupo;
♦ Visitas domiciliares;
♦ Ações junto à família e à sociedade;
♦ Atividades externas (passeios e outros eventos);
♦ Oficinas de reabilitação com atividades culturais, esportes ou outras naturezas;
♦ Atendimento individual ao paciente e familiares;
♦ Braços abertos para acolher nossos usuários. 
ESTRUTURA
♦ Instalação sanitária masculina e feminina;
♦ Consultório de psiquiatria;
♦ consultório de psicologia;
♦ Sala de fisioterapia;
♦ Sala de atendimento social;
♦ Sala de enfermagem;
♦ Sala de espera;
♦ Sala de observação (repouso) e triagem.
LOCALIZAÇÃO
CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial
Endereço: Rua Flamingos, 1.124 – Centro
Telefone: (43) 3902-1822
e-mail: saude.caps@arapongas.pr.gov.br 
CAPS AD II – Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. 
Endereço: Rua Marabu, 1.405 – Centro
Telefone: (43) 3902-1823
e-mail: saude.capsad@arapongas.pr.gov.br 
Blog 22/05/2014 


























«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga