Capa

Capa
» » » » » PORTO ALEGRE | CONDENAÇÃO - Dono da Havan é condenado a 13 anos de prisão por crimes financeiros

O empresário pode apelar em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre....

A Justiça Federal condenou o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, às penas de reclusão de 13 anos, nove meses e 12 dias e multa de três mil salários mínimos, por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro. A sentença é do Juízo Substituto da Vara Federal Criminal de Florianópolis, com base em denúncia do Ministério Público Federal (MPF). O empresário pode apelar em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

Crédito foto: SAA

De acordo com a denúncia e documentos constantes do processo, o empresário teria mantido depósitos no exterior sem declaração aos órgãos de fiscalização nacionais. Os depósitos teriam sido feitos em nome de empresas que, segundo a Receita Federal, pertenceriam de fato à Havan, além de outros depósitos em nome próprio. Hang teria tido a colaboração do funcionário José Luiz Paza, que foi condenado a quatro anos e um mês de reclusão em regime semi-aberto e 60 salários mínimos de multa. A condenação de ambos também se refere à lavagem de dinheiro, por ocultação de valores supostamente obtidos mediante condutas ilícitas. Os dois foram condenados, ainda, a não poder exercer função pública, entre outros impedimentos, pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade.

O empresário também foi considerado culpado, junto com o funcionário Nilton Hang, por remessas não-declaradas de dinheiro ao exterior, por meio de contas CC5. Os depósitos teriam sido autorizados por Luciano e efetuados por Nilton, que foi condenado a penas de quatro anos, cinco meses e dez dias de reclusão em regime semi-aberto e 200 salários mínimos de multa. José Luiz e Nilton também têm o direito de apelar em liberdade. Os fatos aconteceram entre 1996 e 1998. A sentença tem, ainda, uma absolvição para Luciano e José Luiz.

As informações são do Bonde.
04/03/2015

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga