Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | NOVA CAPELA | Paróquia Santo Antônio festeja inauguração de nova Capela na Diaconia São Bartolomeu

A Capela dispõe também de sala para Catequese, sala para reuniões e uma cozinha.

Informações e fotos: Sirlei B. de Oliveira publicado 18/05/2015
A Diaconia São Bartolomeu, da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Arapongas, festejaram dia 10/05/2015 a inauguração da nova Capela. Essa comunidade existe desde o início dos anos 80, sempre ativa nos trabalhos Pastorais. 
Catequese: para uma Catequese com Iniciação cristã, os catequistas da comunidade auxiliam eficazmente no processo de iniciação da cada catequizando á experiência de Jesus Cristo, especialmente na vida comunitária e eclesial. “Eu sou o Caminho. A Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). 
Liturgia: por meio da liturgia, “exerce-se a obra da nossa redenção” (Concílio Vaticano II, Sacrosanctum Concilium, 2). Assim como foi enviado pelo Pai, Cristo enviou os apóstolos para anunciarem a redenção e “realizarem a obra de salvação que proclamavam, mediante o sacrifício e os sacramentos, em torno dos quais toda a vida litúrgica gira” (ibidem, 6).
Certos membros são chamados por Deus, na e pela Igreja, a um serviço especial na comunidade. Esses membros são "servidores escolhidos e preparados por Deus" na comunidade.
Trabalhos Pastorais: segundo o Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et Spes, “pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir delas, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja.
Esta ação pastoral na Comunidade envolve, entre outras coisas, o serviço aos necessitados, o diálogo, a dimensão celebrativa, a participação na comunidade, o estudo da fé e a espiritualidade.
Aplicando esse conceito de pastoral às várias dimensões ou setores da comunidade eclesial, que representam um serviço aos irmãos e à comunidade, tem-se as pastorais ou “ações pastorais”:  Em algumas a presença dos leigos é fundamental e em outras a presença dos padres e religiosos é mais significativa.
Projeto inicial
A ideia do projeto iniciou com Padre Célio Marcos Tarozzo, então Pároco da Paróquia. Depois, com a chegada do Padre Luciano Araújo da Silva, deu-se início à construção da capela, em março de 2014. Após trés meses, quem assumiu foi o Padre Laércio José de Lara, finalizando a obra. 
A Capela dispõe também de sala para Catequese, sala para reuniões e uma cozinha.
" Foi com grande participação da comunidade, que não mediram esforços para a realização e a finalização do projeto. Parabéns a todos", disse Paulo Cesar dos Santos, presidente da comunidade.
Para quem deseja visitar, a nova Capela está localizada na Rua Abetarda, 48 - próximo ao Jardim do Café.



«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga