Capa

Capa
» » » » » » » ARAPONGAS | CAMPO | Assentamento Dorcelina Folador recebe caminhões do Governo Federal

Cooperativa ligada ao Dorcelina Folador, em Arapongas, investe na produção de leite e derivados

     -     por Vanuza Borges, Tribuna do Norte - Ed.7.619 publicado 04/07/2016
O secretário de Agricultura de Arapongas, Roberto Dias dos Santos, chamou a atenção para a parceria entre o município e o Assentamento Dorcelina Folador, desde a elaboração do projeto. Também frisou a referência do local para o projeto de Reforma Agrária. (V.B)
Oito caminhões foram entregues ontem à tarde para o Assentamento Dorcelina Folador em Arapongas. Os veículos, sendo sete furgões e um tanque também isotérmico, vão reforçar a frota da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), que funciona no local e que é considerada modelo de reforma agrária no Estado. Além dos caminhões, o assentamento recebeu um veículo Renault  Sandero. O valor investido é de R$ 1,5 milhão, recursos repassados via Governo Federal. 
 A presidente da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), Dirlete Dellazeri, avalia que o reforço da frota vai possibilitar a ampliação da comercialização e entrega dos produtos da agroindústria. "Processamos 18 mil litros de leite por dia e atendemos 230 escolas em 28 municípios, entregando nossos produtos para a merenda escolar", afirma. Além da produção de leite, a cooperativa produz queijo, iogurte, manteiga, entre outros derivados. A cadeia produtiva da cooperativa envolve cerca de 1,2 mil famílias. 
Dirlete relembrou o início do assentamento em 2000, que hoje conta com 92 famílias. "Durante este período, nós mudamos a nossa imagem na região, mostramos que somos um povo trabalhador. Somos homens, mulheres e jovens que querem tirar da terra o seu sustento e ter uma vida digna, a partir da produção de alimentos", sublinhou. 
A presidente da Copran observou ainda que o movimento trabalha para manter os jovens na unidade. Somente na cooperativa são empregadas 53 pessoas. "Os jovens estão retornando para o assentamento, porque estamos possibilitando a geração de renda, para que a juventude permaneça na roça e se desenvolva enquanto profissional", frisou.
 Já o secretário de Agricultura do Estado, Norberto Ortigara, que também participou da solenidade, destacou que os recursos para aquisição dos veículos são fruto do esforço da bancada do Paraná. A negociação teve início em 2012, quando foi discutido o projeto de estruturação de assentamentos regularizados. "Este projeto visa estruturar  as cadeias produtivas. Demorou a execução, mas estamos entregando equipamentos que vão permitir que haja mais eficiência e redução de custos nessa tarefa difícil, que é todos os dias recolher o leite, processar e entregar nas escolas”, pontuou.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga