Capa

Capa
» » » Estudantes Araponguenses premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)


A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômina Brasileira(SAB) e pela Agência Espacial Brasileira(AEB), com recursos principalmente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. A Olimpíada é executada por uma comissão de Astronomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira. 

O XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XVI OBA), realizado no dia 10 de maio, premiou nesta edição de 2013 alunos da Escola Municipal Antonio Grassano Junior, de Arapongas. ”Nossa escola foi a única do município de Arapongas a receber a medalha de Bronze”, alegra-se Cleuzimar do Rosil Cardoso Auleta, diretora da escola.

De acordo com o coordenador Nacional da Olimpíada, o Astronômo, Professor e Dr. João Batista Garcia Canalle, além do OBA, houve a VII Mostra Brasileira de Foguetes. “Só para dar uma idéia do sucesso dos alunos e professores da escola Araponguense, cujos resultados só recentemente divulgamos, participaram 775.023 alunos e 8.974 escolas do Brasil”, destaca João Canalle.
Dr. João Batista Garcia Canalle
O vereador Lita, presente na cerimônia de premiação, parabenizou a direção da escola, professores, servidores, alunos e toda comunidade pelo sucesso e merecido prêmio de destaque nacional.”Temos que nos orgulhar e destacar, principalmente, o papel dos professores que preparam essas crianças para um futuro de conquistas”, parabeniza Lita. Para o parlamentar o trabalho da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) em prol da educação, deve ser referenciado.



A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica nasceu em 1998 com o intuito de popularizar a astronomia junto aos alunos, visando também a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio, pois são estes quem ensinam Astronomia e Astronáutica em suas Escolas, durante toda sua vida profissional ativa. Logo, é fundamental colaborar com estes professores, pois certamente não foram formados em Astronomia ou Astronáutica quando estudantes dos cursos de licenciatura. Neste sentido foram organizados pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), Encontros Regionais de Ensino de Astronomia, justamente para levar presencialmente novas tecnologias de ensino para os professores.

Todos os anos os organizadores encaminham às escolas participantes sugestões de atividades de ensino prático e experimental a serem desenvolvidas com os alunos e alguns materiais didáticos impressos.  “Deixamos aqui registrado os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos, professores e escola”, parabeniza o Prof João Canalle.


A diretora Cleuzimar do Rosil, agradeceu a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio prestado à escola.”O nosso reconhecimento à todos professores, funcionários que se empenham para que a escola seja reconhecida em âmbito municipal e nacional. Parabenizo tos os nossos alunos que obtiveram premiação a nível municipal e escolar. Deixo meu agradecimento especial a representante do OBA em nossa escola, professora Gersomina; a Ângela e Karine, secretárias que não mediram esforços para que a escola obtivesse o sucesso e bons resultados. Quando todos são envolvidos com a educação a sociedade é quem é favorecida”, finaliza Cleuzimar.
Cleuzimar do Rosil Cardoso Auleta, diretora da escola.
Estiveram presentes no evento os vereadores Lita e Miguel Messias, a secretária municipal de Educação Elizabete Humai de Toleto, outras autoridades, pais de alunos e comunidade.


O evento de premiação contou com apresentação do Grupo de Dança ”Vagalume”, orientados pelo professor de dança Alex e a apresentação de um coral de Flautas, com os alunos do 4â ano C, regidos pela professora Josiane.



4º Lugar - nível escolar mèdia 8,50
  1. Jonathan Pereira da Silva - 3ºC/Profª Gersomina
  2. Lucas Eduardo Santos Marriel - 3ºC/Profª Gersomina
  3. Mariana Nascimento Begalle - 1ºB/Profª Rose
3º Lugar - nível escolar mèdia 8,75
  1. Fabian Thais Sassi Moreira Dezenate - 1ºB/Profª Rose
  2. Felipe Henrique Edmundo Basso - 2ºC/Profª Terezinha
  3. Gabriele Fernanda de Souza - 2ºB/Profª Vilma
  4. João Paulo Peres de Araújo2ºC/Peofª Terezinha
2º Lugar - nível escolar mèdia 9,00
  1. Júlia Roberta de Souza - 1ºB/ProfªRose
1º Lugar - nível escolar mèdia 9,05
  1. Thainara Pereira de Campos - 4º/Profª Arlete















































































«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga