Capa

Capa
» » Lita vistoria construção das 216 moradias do Residencial Arapongas III - Zona Sul (2013)

Vereador recebe solicitação de moradores quanto ao recapeamento na região
Publicado em 21 Novembro 2013

O vereador Lita(PHS) segue fazendo visitas a diversos setores em Arapongas. Na última semana, Lita esteve acompanhando a construção das 216 casas(ao lado do Jardim São Bento, próximo a paróquia Santa Rita de Cassia) que estão sendo edificadas pela Prefeitura de Arapongas, em parceria com a Cohapar e Banco do Brasil.

Lá, o vereador conversou com os trabalhadores da construção civil e viu a importância desta obra, que além de diminuir o deficit habitacional na cidade que é alto, gera dezenas de empregos. “Desde o início tenho acompanhado a construção dessas 216 moradias, até mesmo porque essa é a nossa função enquanto representante do povo”, explicou Lita. “Diminuir o deficit habitacional em Arapongas, que chega a 4,5 mil moradias, é um dos objetivos do prefeito Beffa que tem não apenas o meu apoio, como acredito que também de todos os vereadores”.


As ações do poder executivo de Arapongas estão sendo fiscalizadas pelo parlamentar que está indo até as obras em andamento e vendo bem de perto, pois nestes primeiros (11) meses um destes exemplos é o investimento estimado em R$ 1.293.347,50 para recuperação asfáltica a partir da Vila Sampaio.


De acordo com o vereador, hoje a população sabe da organização administrativa que o município está buscando. “Muitos projetos serão desenvolvidos, pois o prefeito tem administrado com transparência e muita seriedade na busca de mais benefícios para a população”, destaca. Durante a visita, o parlamentar diz que pôde ser notado que o material utilizado na construção das 216 moradias apresentam boa qualidade e as dimensões dos terrenos podem ser aproveitadas para ampliações dos futuros proprietários. A previsão é de que as residências fiquem prontas no 1º semestre de 2014. “Ficaria muito feliz se 10% desses imóveis já fossem reservados para Idosos e pessoas que apresentem deficiência ou mobilidade reduzida”, lembra Lita, referindo-se ao Projeto de Lei de sua autoria, em parceria do vereador Adauto Fornazieri, que visa atender Idosos e pessoas que apresentem deficiência e ou mobilidade reduzida.

A prefeitura municipal, através da secretaria de Assistência Social abriu no dia 15 de outubro cadastro às famílias pretendentes às moradias. “O cadastro é um instrumento de diagnosticar e ter acesso aos empreendimentos habitacionais da Cohapar, e também serve para conhecer a realidade das famílias do município, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também dados de cada um dos componentes da família”, disse Carmen Astuti, secretária de Assistência Social no início do cadastro. As pessoas interessadas receberam uma senha com a data para retornarem e fazer a inscrição. Lita afirma que as 216 casas que estão sendo construídas na Zona Sul, em Arapongas, serão sorteadas em evento público, provavelmente no ginásio de esportes, Luiz Augusto Zin, informou.

A Prefeitura Municipal deu início ao cadastro dia 25 de outubro, onde mais de 6.000 cadastros foram realizados. De acordo com a prefeitura, o sistema é realizado através de etapas com acompanhamento de equipe técnica da Cohapar e Banco do Brasil, que financiará os imóveis através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e que não prioriza a ordem de inscrição.

Os nomes dos sorteados serão encaminhados para o Banco do Brasil, que analisará a documentação e enviará para Prefeitura a listagem oficial dos contemplados e suplentes. A entrega das casas acontecerá em data a ser definida pela prefeitura. “São casas de padrão popular, na faixa de 45 metros quadrados, com revestimento cerâmico e aquecimento solar”, disse Lita. “Os contemplados pagarão prestações conforme a renda, com mensalidades que não comprometa o orçamento familiar”.


Arapongas receberá mais 300 casas através da Uamma
O Programa Minha Casa, Minha Vida/Entidades, o qual beneficiou a UAMMA como entidade sem fins lucrativos, um dos requisitos do programa habitacional. Esta modalidade de classificação é realizada pelo Ministério das Cidades; das 500 casas oportunizadas, 300 serão construídas em Arapongas – município sede, 100 em Sabáudia e, mais 100 em Marumbi, cidades da área de abrangência da UAMMA. O programa é direcionado a pessoas carentes, mesmo os que estão cadastrados no SPC, que poderão pleitear uma das 120 unidades. A prefeitura disponibilizou o terreno, na região nordeste, próximo ao Conjunto San Rafael para os imóveis que terão cerca de 40 m2, em terrenos de até 220 m2. Para participar a renda familiar deve compor R$ 1,6 mil/mensais e as prestações serão de até 5% da renda por um prazo de dez anos.

Região
Esta semana o vereador Lita esteve visitando a Zona Sul e diz ter ficado surpreendido com a quantidade de ruas esburacas existentes. Segundo um morador a última vez que a prefeitura esteve no local para realizar os serviços foi há muitos anos. Conversando com as pessoas Lita percebeu que existe preocupação, principalmente nas ruas mais esburacadas no Jardim São Bento, onde algumas vias por onde transita o ônibus circular, que são em declínio, assustam. O parlamentar afirma que os moradores estão com razão.

Acompanhando o trânsito na Rua Quete junto com comerciantes, o vereador observou a dificuldade dos motoristas para transitar nesta rua. “Os motoristas parece que estão cavalgando de tanto tranco que dá”, diz. Alguns moradores dizem que até sabem das obras que vem sendo feitas, mas solicitam apoio do vereador para que cheguem na região com urgência.

Os moradores já entraram em contato com a prefeitura e com vereadores, mas no momento pedem para aguardar que as obras chegarão ali. Dizem que pagam IPTU, porém querem ver os recursos transformados em melhorias para seus bairros. Comerciantes na Rua Quete reclamam que o pó prejudica a qualidade de alguns produtos.

Em resposta, o vereador informou que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e da Codar está em obras na Vila Sampaio, solicitando que população aguarde o término dos trabalhos daquele bairro e que verificará junto a secretaria informações sobre o agendamento das obras na Zona Sul. "A cidade tem uma malha viária extensa e temos várias indicações para melhor atender à população. O asfalto de Arapongas, no geral, é muito antigo e, gradativamente, vem sendo recapeado", disse o vereador, destacando que foi adquirido vários maquinários colocados à disposição da Codar para executar as obras de recuperação da malha viária no município e que, com a publicação em edital dos aprovados no concurso, a Codar contará com mais profissionais no atendimento à população. “Lembrando que não sou vereador da prefeitura, do prefeito...sou vereador de Arapongas. O trabalho do vereador é ouvir a população e buscar soluções. Vou continuar Fiscalizando as obras executadas, as que estão em andamento e continuar indo pessoalmente onde necessita de melhoras”, finaliza o vereador.

Galeria de Fotos 








  
  



  
  























Ruas Quete









«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga