Capa

Capa
» » » Papa declara santo o jesuíta José de Anchieta, "o apóstolo do Brasil"


CANONIZAÇÃO 

Francisco, como já se tinha anunciado, assinou o ato de "canonização equivalente" para tornar santo Anchieta, o que evita um longo processo de canonização, no qual se necessita a aprovação de um milagre. 

Na manhã desta quinta-feira, 03 de abril, o papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.  


História
São José de Anchieta foi responsável pela criação do colégio de Piratininga no dia 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo. O missionário, que chegou ao Brasil em 1553, era natural de Tenerife, nas Ilhas de Canárias, na Espanha. Nasceu no dia 19 de março de 1534.

No decorrer de sua vida, o padre passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo) em 9 de junho de 1597.

Depois de ouvir o relatório sobre a vida e a obra do “Apóstolo do Brasil”, o pontífice assinou o decreto de canonização do missionário jesuíta. No dia 24, o papa presidirá uma missa em ação de graças pela canonização, na igreja de Santo Inácio, em Roma.
 São José de Anchieta, como passa a ser chamado, também é declarado, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como padroeiro dos catequistas.
O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destaca a importância da vida e missão de São José de Anchieta que optou por uma catequese acessível e aculturada, utilizando da poesia, do teatro e de recursos próprios da época.
“Ele é um modelo de evangelizador e missionário de todos os tempos e todas as épocas. Nos ensinou que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser inculturado, levando em conta a cultura das pessoas ao qual se destina”, disse dom Damasceno.
O primeiro pedido de canonização do padre Anchieta foi feito há exatos 417 anos.
Em outubro de 2013, a CNBB solicitou ao papa Francisco para que analisasse o processo. O pontífice respondeu positivamente ao pedido. “Nos alegramos em ter mais santo de coração brasileiro, a interceder junto de Deus por nós, pela nossa Igreja e por todo o Brasil”, disse o cardeal.
Hoje, o papa Francisco declarou santos outros dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.



Oração à São José de Anchieta
São José de Anchieta, 
Apóstolo do Brasil, 
Poeta da Virgem Maria, 
Intercede por nós, hoje e sempre. 
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus 
Como tu o serviste nos mais pobres e necessitados. 
Protege-nos de todos os males 
Do corpo e da alma.E, se for vontade de Deus, 
Alcança-nos a graça que agora te pedimos(pede-se a graça) 
São José de Anchieta, 
Rogai por nós! 
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.




  • Blog, em 03/04/2014, com CNBB/Rádio Vaticano

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga