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» » » » Professores do Colégio Unidade Pólo criam Programa de Reciclagem de Lixo em escola

ARAPONGAS  Meio Ambiente 

  OS RECIPIENTES QUE DEVERÃO SER UTILIZADOS PARA ARMAZENAR O LIXO, DE FORMA SEPARADA, SERÃO IDENTIFICADOS COM CORES PADRONIZADAS PARA RECICLAGEM.

 



Blog, em 01/06/2014 
Foto: S.A.A.
Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1996) a Educação Ambiental é um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem a participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental. 

As professoras Ana Paula Machado e Celimara C. Tiski, do Colégio Estadual Unidade Pólo, de Arapongas estão desenvolvendo um Projeto que cria o programa de lixo reciclado na escola. O sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis deverá ser implantado na escola, sob a orientação da diretora da escola, Maria Aparecida Greco; de professores e funcionários. Ana Paula Machado e Celimara C. Tiski fazem o Curso de Extensão em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, do Ministério da Educação – MEC, com as aulas presenciais no pólo de Apucarana da Universidade Federal do Paraná – UFPR.  
Para a professora Celimara, são várias as possibilidades de abordagem sobre a educação ambiental, chamando a atenção o problema do lixo não separado. “Pensamos em pôr na escola, lixeiras coloridas (cores padrão) para que os alunos aprendam a separar o lixo. Nossa ideia é educar aqui para que lá fora saibam se comportar e inclusive possam ser multiplicadores”, disse. 
O processo de coleta seletiva consiste na separação de materiais descartados (como papel, papelão, plástico, alumínio e vidro) e seu armazenamento em recipientes próprios, distribuídos no interior da escola. É necessário mobilizar não só professores e alunos, mas todos os funcionários da escola, dando atenção especial para a equipe de limpeza e da cozinha. Esse é um dos motivos que torna fundamental o envolvimento da direção.  
A proposta das idealizadoras do projeto prevê a realização de atividades pedagógicas destinadas à educação ambiental. Essas atividades seriam desenvolvidas pelos professores com o objetivo de possibilitar a compreensão do programa e estimular nos alunos na apresentação de trabalhos sobre o tema. 
O vereador Lita Evangelista (PHS) observa que a intenção final de todo o trabalho é possibilitar o crescimento do aluno e da comunidade escolar, direcionando para a formação da cidadania. “Uma condição fundamental para que um projeto de coleta seletiva em escola seja duradouro é o apoio de sua direção”, destaca o vereador, que em apoio ao projeto, auxiliou na aquisição dos conteiners. 
A convite do colégio, o parlamentar esteve participando de encontro da apresentação do projeto na manhã da última sexta-feira (30/05), no colégio. 
Recipientes - Os recipientes que serão utilizados para armazenar o lixo, de forma separada, são identificados com cores padronizadas para reciclagem: 
verde, para armazenamento do vidro; 
azul, para papel e papelão; 
vermelho, para plásticos; 
amarela, para alumínio e metal; 
cinza, para resíduos misturados ou não recicláveis; 
marrom, para armazenamento de lixo orgânico; 
preto, para resíduos de madeira.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais dando conta que 6,7 milhões de toneladas de lixo tiveram em 2010 destino impróprio (foram depositadas em lixões ou em aterros sem estrutura adequada). Dos 5.563 municípios brasileiros, somente 900 cidades possuem o serviço de coleta seletiva. Esse é um problema gigantesco, cuja solução passa pela escola. E esse processo deve ter início logo nas séries iniciais.

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