Capa

Capa
» » » » Jesus Cristo e a Política

O que é Politica?  O que é Religião?

Um bom exemplo na Sagrada Escritura, para entender essa junção de Religião e Política, é observar a vida de Jesus.
por Padre Edvan Vieira Serra Sena publicado 13/08/2014 
Quando se fala em politica, logo alguns pensam e muitos dizem não se pode misturar política e religião, antes eu também pensava assim, mas com o tempo e aprofundando na palavra de Deus, cheguei a uma conclusão simples, religião e política nunca pode andar separada, pois uma pode ajudar a outra se compreender melhor. Antes de tudo para entendemos cada uma no seu contexto, faz necessário conhecê-la em sua essência.

O que é Politica?
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de politica é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

O que é Religião?
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.

Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Como percebemos nas duas definições, uma não está longe da outra, a política necessita de um espaço para se desenvolver, necessita de seguidores, necessita de leis, normas, regras, um manual, necessita de um líder. Quando colocamos tudo isso ao lado da religião, observamos que uma complementa a outra, sem que uma anule seu modo de ser da outra, pois a religião, não poder governar a politica, muito menos, a politica pode governar a religião, mas uma está contida na essência da outra.

Um bom exemplo na Sagrada Escritura, para entender essa junção de Religião e Política, é observar a vida de Jesus. Deus elegeu Maria para ser mãe de seu filho, entre todas as mulheres da terra; na política, nós escolhemos nossos candidatos entres vários que se apresenta. Quando Jesus estava grande, com seus doze anos já estavam falando e ensinado no templo para os sábios; na política, isso se chama militância, onde consiste em se aprofundar e espalhar as ideias. Na vida adulta, Jesus escolheu doze discípulos, depois de ensinar, os enviou curar todo de enfermidade e também para espalhar sua Boa Nova; na política, nós escolhemos nossos representantes, seja Presidente, Governador, Prefeito e outros, para um determinado e único fim, o bem comum de todos, e que é a boa nova, se não é o bem comum para todos, o próprio Jesus, nos diz, “eu vim para que todos tenham vida, tenham com abundância”, assim é a boa nova, assim é o bem comum da política. 


Padre Edvan Vieira Serra Sena, SAC.
Padre da Sociedade do Apostolado Católico
Missionário Palotino em Vilcas Huamán no Perú

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga