Capa

Capa
» » » » » Campanha eleitoral do candidato a deputado federal Lita Evangelista (PHS), têm sido alvo de roubo e vandalismo.

O cavalete e totens, usados para divulgação da campanha eleitoral do candidato a deputado federal Lita Evangelista na eleição deste ano, têm sido alvo de roubo e vandalismo.

O vereador Lita Evangelista (PHS), candidato a deputado federal em Arapongas registrou ocorrência na 30ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) na manhã desta terça-feira (23), denunciando o furto de material eleitoral, bem como o ataque a cartazes e banners. Segundo a assessoria do vereador, foram roubados 25 Cavaletes e 02 Totens que estavam expostos em vários pontos da cidade, inclusive no centro. Conforme informado pela assessoria, este não foi o primeiro ataque. Na semana passada já havia constatado o furto de outros cavaletes.

O candidato a deputado federal Lita Evangelista (PHS), que atualmente é vereador, reclamou também pelas redes sociais, as ações de vandalismo. Para o candidato o 'jogo podre' na campanha começou. “Infelizmente a política para alguns em Arapongas ainda é covarde, suja e baixa. Mas tenho a certeza que a população de Arapongas vai saber escolher o que é melhor para a cidade”. Lita afirmou que registrou o boletim de ocorrência e também faz coro aos eleitores ajudarem a identificar os vândalos que realizaram os atos ou furtaram o material publicitário. 

O comitê de campanha do candidato, informou que boa parte do que é colocado nas ruas é danificado ou furtado e que a campanha do solidarista já está com voluntários nas ruas fiscalizando em todos os pontos da cidade os materiais que ainda restaram. Segundo Vieira, ataques como estes são comuns nesta época, ou seja, pessoas de má índole furtam cavaletes durante o dia e na madrugada os recolocam, gerando assim, uma situação criminosa ao candidato, já que existe um horário determinado para a presença de cavaletes nas ruas. O promotor também disse à época que a comunidade precisa e deve fiscalizar. Qualquer pessoa tem o dever e o direito de agir como um fiscalizar, denunciando atos criminosos como este. Nas últimas eleições, vários candidatos passaram por situações semelhantes. Por isso, é importante que todos estejam atentos. “Vamos recorrer à Justiça Eleitoral contra qualquer ato selvagem e de vandalismo”, afirma Lita.

Outro candidato de Arapongas a deputado estadual também divulgou nas redes sociais que os materiais de sua campanha foram danificados ou alvo de roubo na última semana, desde quando foram para as ruas.

Justiça
Em reunião ocorrida na tarde da última sexta-feira(19), publicado no jornal Tribuna do Norte, o juiz eleitoral da Comarca de Arapongas, Evandro Luiz Camparoto, convocou os partidos para tratar de questões referentes a propagandas eleitorais. “O objetivo é informar sobre o que pode e o que não pode ser feito”, disse.

A Lei eleitoral, garante que cavaletes podem ser colocados em vias públicas entre as 6h da manhã às 22h. A reunião definiu que a partir de agora será proibido colocar cavaletes em rotatórias, canteiros centrais e esquinas, sob pena de sanção, caso haja descumprimento.

Deterioração
A deterioração dos materiais de campanha eleitoral também foi discutida, já que, de acordo com os candidatos, a prática tem sido comum em Arapongas. “A recomendação é que caso alguém seja flagrado destruindo materiais, os candidatos procurem a Justiça e busquem os direitos. Lembrando que a destruição dos materiais é considerada crime”, disse Camparoto.

Campanha
Internautas lançarão campanha para evitar que o material do candidato não seja destruído na rua, fotografando ou filmando os autores da destruição das peças publicitárias sejam identificados, para os autores dos atos de vandalismo ou roubo sejam punidos pela justiça, bem como os candidatos mentores das ações tenham suas candidaturas cassadas.

De acordo com a assessoria do candidato várias pessoas de solidarizaram e estão dispostas a fiscalizar voluntariamente, fotografando os atos.

As denúncias poderão ser encaminhadas para Comarca de Arapongas na Rua Ibis, 888 – Centro – Arapongas PR – CEP: 86.701.270 – Fone: 43-3055-2202.

Blog em 23/09/2014

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga