Capa

Capa
» » » Prefeitura realiza reunião com comerciantes sobre Código de Postura do município

COMÉRCIO    

O objetivo deste encontro foi repassar aos comerciantes as normas de acessibilidade do código de postura do município


      MAIS NOTÍCIAS      

Para uma análise melhor do Código de Postura do município, e buscando um fortalecimento do comércio local, a prefeitura, através da secretaria de finanças, realizou na manhã desta quinta-feira(20) uma reunião com os comerciantes envolvidos.

Na reunião estiveram representados a Prefeitura, através da secretaria de Finanças e fiscalização e postura, de segurança com a Guarda Municipal e Polícia Militar, do Banco do Brasil e SEBRAE. Câmara de Vereadores esteve representada através dos vereadores Lita Evangelista, Batata, Aroldo, Miguel Messias, Angélica e Maringá. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, iniciada às 9 horas.

Durante a reunião diversos assuntos foram abordados, tais como exposição de mercadorias nas vias públicas, acessibilidade onde os comerciantes podem usar até 50% das calçadas, entre outros. Segundo o secretário de Finanças, Sandro José Andreassi Cícero, os comerciantes precisam se ajustar ao código e seguir as regras determinadas pela Lei.

Nossa cidade está crescendo, e com isso enfrentamos problemas todos os dias. Muitos comerciantes deixam de cumprir a lei por falta de informações sobre o código de postura, pedimos que se atentem para o problema, e permitam que nossas calçadas fiquem livres e acessíveis, e que a cidadania possa ser exercida por todos os Araponguenses”, disse Sandro.

Os comerciantes que expõem produtos, mesas e cadeiras sobre as calçadas não estão em conformidade, isso não quer dizer que estão na mira dos fiscais do Código de Postura de Arapongas. “Esperamos que seja tudo resolvido, e que os comerciantes entendam que não queremos prejudicar o comércio, e sim garantir aos consumidores o direito de ir e vir, principalmente no que diz respeito as calçadas” disse, enfatizando que o problema de exposição de mercadorias nas calçadas não pode se agravar e que todos precisam se conscientizar.

O objetivo deste encontro foi repassar aos comerciantes as normas de acessibilidade do código de postura do município, onde o consultor do Sebrae/PR e gestor do APL (Arranjo Produtivo Local) de Móveis em Arapongas, Julio César dos Santos Rodrigues pediu atenção aos comerciantes e se colocando à disposição para os interessados serem orientados para que todos possam manter seus comércios na área central e também em outras localidades da cidade.

O vereador Lita lembra que a cidade de Arapongas está num período de crescimento e desenvolvimento econômico, todos os dias surgem novas indústrias, lojas e estabelecimentos comerciais trazendo um aumento no volume de produtos disponíveis para o consumidor; e junto a isso, aparecem situações e problemas como o sistema de saneamento. “Sabemos que cada ponto de comércio tem uma particularidade que deve ser analisada em separado. Muitos aqui estão apresentando situações que no diálogo e um pouco de bom senso, tudo será resolvido. Juntos, os comerciantes e o Sebrae podem elaborar projetos individuais dentro das normas do Código de Postura do município ao setor de fiscalização e tributação que avaliará e fará vistoria para que assim estejam de cabeça fresca para trabalhar. Eu quero que todos possam exercer seu trabalho tranquilo, e nós, vereadores estamos à favor de tudo que seja feito em benefício ao município, comerciantes e a população. Nosso foco e interesse é no incentivo ao comércio no município, deixando claro aos comerciantes que através do SEBRAE, Banco do Brasil e a Secretaria de Finanças, darão toda estrutura necessária para que haja uma solução, que não prejudique nem os pedestres nem os comerciantes do município ”, disse o parlamentar.

Os vereadores Maringá e Angélica disseram que é necessário que haja educação informativa quanto ao código de postura no sentido de que, tanto comerciantes e pedestres possam conviverem pacificamente.

Na área de trânsito, o representante da G.M., Mario Cardoso e o vereador Aroldo destacaram o mapeamento que está sendo feito em toda a cidade para reorganização, principalmente em áreas onde o fluxo de veículos é intenso. O capitão Vilson, representando a Polícia Militar falou do papel da PM em que muitos casos são referentes a assaltos aos comerciantes e denuncias de som alto em alguns estabelecimentos.

Todos os comerciantes disseram que a prefeitura está cumprindo o seu papel de organizar a cidade e de promover a mobilidade para a população, mas pedem prazo e acompanhamento para que todos possam se adequar. O comerciante Constantino, que possui o estabelecimento na Vila Araponguinha, propõe que deveria haver uma faixa nas calçadas. “Creio que com uma faixa nas calçadas, todas as pessoas que passarem, verão que estamos respeitando o limite de 50% para uso da calçada”, propôs.

Para futuros investimentos dos comerciantes, o secretário Sandro Cicero destaca a parceria para linha de crédito no Banco do Brasil e através do Sebrae, para Implementar melhorias no negócio.


Rede Social
Pelas redes sociais, muitos apontam que a atuação no trabalho da prefeitura deve ser preventivo, que consiste num primeiro momento em orientação para que tanto os pedestres e comerciantes se adequem.

Mesmo com as dificuldades de locomoção, a presença do mercado é bom para o município, porém ressaltam a importância de maior organização. “É melhor ter um pai de família trabalhando do que um bandido nas ruas. Porém, acredito que deveria haver mais organização nas ruas. Eles precisam trabalhar e a gente precisa de espaço para andar”, resumiu um internauta Araponguense.

Os detalhes sobre o assunto foram explanados aos comerciantes e foram sanada algumas dúvidas sobre o código de postura.
Blogem 20.02.2014 -Fotos: Blog

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga